tag:blogger.com,1999:blog-51876770195802566032024-03-05T08:11:05.767-03:00TEMÜJIN Veleiro Dufour 405 GLLogbook do Veleiro TEMÜJIN um Dufour 405 GLAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.comBlogger77125tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-3465257305596045562011-06-16T10:44:00.008-03:002011-06-16T11:14:30.602-03:00Terra firme!O Temujin chegou aos Açores. De acordo com o Capitão Lúcio, tudo correu muito bem. Ainda pescaram 3 atuns nas 4 horas que antecederam a chegada. Poderão agora cozinhar uma bela caldeirada, na tranquilidade de um porto seguro e depois, desfrutar de um belo passeio por terra para desbravar a "New Found Land" (risos) e digerir o almoço e a saudade de chão firme e estático. A esta hora talvez tenham Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-27317562887557855752011-06-15T09:36:00.006-03:002011-06-16T11:02:24.196-03:00150 to go!O Temujin está a 150 milhas nauticas (277 km) do seu próximo destino.O vento caiu, para menos de 10 nós (como previsto). O mar acalmou. Com o vento a essa velocidade (fraco) e vindo de popa, dificilmente se navega a mais de 4 nós, mesmo em mar calmo. Assim, na ansia de ver e pisar terra, o capitão decidiu ligar o motor, aumentando a velocidade para 6,5 nós.Se o clima lhes permitir visibilidade, Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-82336374999661175512011-06-14T13:10:00.007-03:002011-06-14T13:29:02.775-03:00Quase chegando...... na primeira escala de paragem da travessia, que será a Ilha das Flores, Arquipélago dos Açores. Esse é o ponto mais oeste do território europeu. Uma pequena ilha com cerca de 140 km quadrados e menos de 4000 habitantes.Estão neste momento a 270 milhas náuticas (500 km). O Temujin deve atracar na ilha depois de amanhã (dia 16) de manhã.A noite passada foi agitada, devida à ondulação (3 metros)Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-75375730409856192032011-06-13T11:19:00.004-03:002011-06-13T11:29:29.315-03:00Trajeto Caribe - AçoresCom base nas posições enviadas pelo Lúcio, coloco aqui uma estimativa aproximada do trajeto efetuado até agora pelo Temujin, desde o Caribe até aos Açores.Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-25868648551492038292011-06-13T07:56:00.009-03:002011-06-13T08:33:15.083-03:00"De vento em popa"Neste momento o Temujin está a cerca de 450 milhas nauticas (em linha reta) do seu próximo destino, a Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores.Esta época do ano é a mais favorável para a observação de cetáceos, no arquipélago. Com muita probabilidade vão avistar baleias pelo caminho.Neste momento a tripulação conta com ventos e marés bastante favoráveis, podendo navegar rumo ao destino Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-81487305674434802292011-06-12T20:01:00.003-03:002011-06-13T08:33:36.426-03:00E a viagem segue...Parece que a travessia segue muito bem. Várias animações a bordo do Temujin nos últimos dias: desde encontros com outros barcos (um tanker e um veleiro holandês), a fortes e assustadoras trovoadas noturnas, uma feijoada a meio do Atlântico Norte (para a qual todos os amigos foram convidados...), calmarias com necessidade de motor, depois chuvas fortes e até avistaram um redemoinho, ... ApreensivoPedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-79110818939311281732011-06-07T12:29:00.009-03:002011-06-16T07:25:32.046-03:00Bons ventos, maus cheiros..."11:40 UTC. Posição: N 30.38 W 52.49; COG 55 mag; SOG 3.4kt; vento 7 kts de Oeste. Wushi deixou um presente na proa após uma semana constipada e um vidro de laxante"Aparentemente tudo parece ir bem, tirando o presente da Wushi...! Quem terá sido o sorteado a lidar com o caso? Sempre bom, para quebrar a rotina.O vento vindo de Oeste, tal como as previsões apontavam há 4 dias atrás, é uma benção.Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-56037186115325001612011-06-02T13:28:00.003-03:002011-06-13T08:34:38.255-03:00A Wushi almoçou sushi!!!"11:15 utc tripulacao passa bem. vento 9kt l true rumo 12- posicao 21.04n 58.35w velincriveis 6.3kts tempo bom. acordamos com restos de p.voador no chao a wushi devorou tudo ontem baixei wether fax c ssb nooa:sem sinal de ciclone ufa ;)"Ainda bem que tudo corre bem! Logo logo estarão nos Açores.Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-42412669272468565182011-06-01T12:30:00.004-03:002011-06-02T15:32:43.510-03:00Atualização de rota!Caros seguidores do Temujin,O Capitão Lúcio Sparrow pediu-me que fosse atualizando o status da travessia e condições gerais da tripulação no decorer da mesma. Ele vai me mandando essa informação, via telefone satélite - o Iridium - para o email.Por volta das 09:30 de Brasília o Lúcio mandou a última atualização:"12utc tripulacao passa bem. vento 19.4kt rumo 55- posicao 21.16n 61.09w vel 7kt chuvaPedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-15064950756691900632011-05-29T23:01:00.006-03:002011-05-30T00:01:05.980-03:00Travessia para a Europa.Amanhã devemos iniciar nossa travessia de St Maarten (Caribe) a Açores. O barco está preparado e revisado.
Somos 3 tripulantes:
Lucio - Skipper/Capitão
Thiago - Crew/Tripulante
Caio - Crew/Tripulante
Vamos aos Curriculos:
O capitão já atravessou o Atlântico Leste/Oeste, navegou por toda costa brasileira, participou do Cruzeiro Costa Leste 2010, na companhia de sua família, velejou de sul ao Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-89863725893644138632010-11-30T11:33:00.000-02:002010-11-30T11:33:36.121-02:00Meus amigos,
Iniciaremos hoje mais um capítulo da nossa aventura de circunavegação do Atlântico. Rumaremos hoje para o Caribe com escalas na Ilha de Lençois e Ilha Salut (Guiana Francesa). Para os que não sabiam, estou navegando com minha família em nosso veleiro Temüjin. Os interessados poderão nos acompanhar através do aplicativo SPOT que será ativado a bordo e enviará as coordenadas atuais Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-21035461305008186352010-09-17T18:46:00.004-03:002010-09-17T18:48:27.839-03:00Agora temos um Spot a bordo assim se desejar poderá acompanhar nossa viajem clicando no Link: Veleiro TemujinAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-23731225580178766152010-08-08T11:17:00.005-03:002010-08-08T12:25:56.160-03:00Cabo Verde.Inicialmente devo me desculpar à aqueles que seguiam a nossa jornada. Chegando em Cabo Verde membros da Tripulação se desentenderam e o clima piorou muito. É o mal dos espaços confinados, as diferenças e atritos afloram mais facilmente. Confesso que aprendi com os eventos, que a seleção da tripulação é crucial e que a tolerância também tem limites. Antes da nossa partida já em Portugal os Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-66028242566393170282010-02-06T00:36:00.003-02:002010-02-06T00:43:02.433-02:00The DUFOUR 405 Grand´Large awarded European Boat of the year 2010Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-30755597332187931792009-12-11T21:37:00.001-02:002009-12-11T21:42:34.522-02:00Saiu na NáuticaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-88887884453561239162009-07-21T18:48:00.003-03:002009-07-21T19:47:19.225-03:00Ilhabela. Semana da Vela.Passámos ao largo do Rio, durante a noite, longe o suficiente para não ser possível distinguir os contornos da cidade, linda e maravilhosa, contra uma pequena mancha homogénea de luz artificial. Assaltou-me a tristeza pela inconveniência dessa escala, também temporal mas sobretudo burocrática, revoltante, mafiosa!Ao cair da noite seguinte, à hora da nossa chegada, já o Yacht Club de Ilhabela Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-80384254194836339682009-07-17T23:23:00.002-03:002009-07-17T23:28:22.737-03:00Bons ventos!Fizemos uma rápida escala em Cabo Frio com o primordial propósito de embarcar uma certa figura que, mal pisou no convés, bradou de peito inchado: “Daqui até Ilhabela, só à vela. Não quero nem ouvir alguém pensar em ligar o motor.” Como que se fosse senhor absoluto dos ventos e mares, encomendando as condições que desejaria. E como se os deuses Eolo e Neptuno lhe devessem obediêcia. Bem... o certoPedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-3624978474346632022009-07-03T09:08:00.001-03:002009-07-03T09:10:10.935-03:00Nota de rodapé!Fotos ilustrativas dos meus posts virão em breve.Mas um breve menos demorado que os prometidos posts do Lúcio... :-)Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-84755500780561465282009-07-03T09:01:00.006-03:002009-07-14T12:01:00.226-03:00Visitas“Pêêêêdroooooo, acorda. Vem aqui ao cockpit.” Ainda atordoado de sono, me questionei se teria mesmo alguém me chamando. Mas logo o Sérgio gritou novamente o meu nome e, num pulo, me levantei, espreitei para o cockpit e o fitei com ar inquisitivo e pouco amistoso. Dormia há menos de uma hora, após ter levantado de manhã bem cedo para levantar âncora e deixar Abrolhos. “É o turno dele, porque raioPedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-34106685672852625932009-07-03T08:52:00.006-03:002009-07-14T13:53:09.659-03:00AbrolhosA escala no Arquipélago de Abrolhos não estava nos nossos planos de viagem. Mas que plano de velejador é cumprido à risca? Nenhum!!! A frente fria que nos tem enviado fortes ventos de sul insistia em permanecer no nosso rumo, nos tornando a viagem menos prazerosa. Ossos do ofício, dificuldade frequente a todos que ousam descer a costa brasileira nesta época do ano.Após dois dias de navegação Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-4785516653709141472009-07-03T08:46:00.004-03:002009-07-14T13:46:52.164-03:00ItacaréPara nosso descontentamento, o vento não rondou para Leste, conforme previsto. Voltou a soprar de Sul com bastante intensidade, trazendo algum desconforto à nossa viagem. Por outro lado, agradou-me poder verificar o comportamento do Dufour 405 Grand'Large no contra-vento. Excelente! Orça bem demais, com boa velocidade e sem adernar em demasia. Um desempenho que equilibra muito bem o melhor de Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-5272968780311911802009-07-03T08:41:00.002-03:002009-07-14T13:28:54.125-03:00Salvador, BahiaEncontrei o Temüjin em Salvador, acabado de chegar de Fernando de Noronha, uma travessia direta que lhe levou 4 dias, com vento e ondulação contra.Sonhava com este encontro há várias semanas. Ansiava experimentar este veleiro, Dufour 405 Grand'Large, o mais recente modelo do estaleiro Dufour Yachts. Foi a primeira vez que o vi na água.Fui forçado a segurar a ansiedade por mais 5 dias, enquanto o Pedro Mengashttp://www.blogger.com/profile/18313917915314917632noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-40263080651870108452009-06-06T15:37:00.001-03:002009-06-06T15:37:55.140-03:00Chegamos em Noronha menos de 9 dias de travessia Vou preparar os novos posts… Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-25626211689323638912009-05-27T09:03:00.001-03:002009-06-11T14:46:43.488-03:00Log 22 de maio de 2009. 5° dia da travessia Tenerife, Ilhas Canárias para Mindelo, Cabo Verde Assumi meu turno as 6:20 Posição 22° 54.073N 020° 52.105W Seguimos rumo a Mindelo no Cabo Verde. Ventos de até 18 kt velocidade 3,5 a 4 kt. O veleiro segue bem mesmo sem a Genoa, que permanece presa ao hélice. 7:00 todos dormindo, iniciei a construção de um sistema de mergulho improvisado para retirar a Genoa do hélice, o problema é o vento e as ondas que tornam a operação difícil. Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5187677019580256603.post-60268668022626799262009-05-21T23:59:00.000-03:002009-05-26T21:36:27.584-03:00Log 21 de maio de 2009. 4° dia da travessia Tenerife, Ilhas Canárias para Mindelo, Cabo Verde Depois de um dia inteiro praticamente no motor, resolvemos testar a Gennaker (Vela assimétrica) como se fosse um Spinnaker (vela simétrica), o que se mostrou ineficiente para o rumos que seguíamos. Então voltamos a configuração de Gennaker e rumamos para a proa 223, Mindelo. Obtivemos bons rendimentos nesta configuração, ventos força 2 a 3 e velocidade de 6 a 7 kt. Na caída da noite retiramos oAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07590398221162063541noreply@blogger.com0