quinta-feira, 16 de junho de 2011

Terra firme!

O Temujin chegou aos Açores. De acordo com o Capitão Lúcio, tudo correu muito bem. Ainda pescaram 3 atuns nas 4 horas que antecederam a chegada. Poderão agora cozinhar uma bela caldeirada, na tranquilidade de um porto seguro e depois, desfrutar de um belo passeio por terra para desbravar a "New Found Land" (risos) e digerir o almoço e a saudade de chão firme e estático. A esta hora talvez tenham já sentido o chão balançar debaixo dos pés, sensação típica (embora breve) de quem desembarca após passar alguns dias no mar sem pisar terra. Os brits chamam a isso "land sickness" ou enjoo de terra, em oposição ao enjoo de mar, o "sea sickness".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

150 to go!

O Temujin está a 150 milhas nauticas (277 km) do seu próximo destino.

O vento caiu, para menos de 10 nós (como previsto). O mar acalmou. Com o vento a essa velocidade (fraco) e vindo de popa, dificilmente se navega a mais de 4 nós, mesmo em mar calmo. Assim, na ansia de ver e pisar terra, o capitão decidiu ligar o motor, aumentando a velocidade para 6,5 nós.

Se o clima lhes permitir visibilidade, hoje ao final da tarde a tripulação deverá avistar a ilha, cujo topo se encontra a 930 metros de altitude. A previsão de chegada mantém-se: amanhã de manhã. O capitão precisou até a hora: 09:00 UTC. Serão 06:00 no fuso de Brasília.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quase chegando...

... na primeira escala de paragem da travessia, que será a Ilha das Flores, Arquipélago dos Açores. Esse é o ponto mais oeste do território europeu. Uma pequena ilha com cerca de 140 km quadrados e menos de 4000 habitantes.

Estão neste momento a 270 milhas náuticas (500 km). O Temujin deve atracar na ilha depois de amanhã (dia 16) de manhã.

A noite passada foi agitada, devida à ondulação (3 metros) e ventos moderados a fortes (mais de 20 knots). Passados 15 dias só de céu e mar, a tripulação está ansiosa para avistar e pisar terra firme. Está quase.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trajeto Caribe - Açores


Com base nas posições enviadas pelo Lúcio, coloco aqui uma estimativa aproximada do trajeto efetuado até agora pelo Temujin, desde o Caribe até aos Açores.

"De vento em popa"

Neste momento o Temujin está a cerca de 450 milhas nauticas (em linha reta) do seu próximo destino, a Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores.

Esta época do ano é a mais favorável para a observação de cetáceos, no arquipélago. Com muita probabilidade vão avistar baleias pelo caminho.

Neste momento a tripulação conta com ventos e marés bastante favoráveis, podendo navegar rumo ao destino praticamente em linha reta. Isso significa que dentro de 3 dias estarão em terra firme.

O SPOT está funcionando novamente, transmitindo a posição do Temujin a cada 10 minutos. Para acompanhar basta clicar aqui.



domingo, 12 de junho de 2011

E a viagem segue...

Parece que a travessia segue muito bem. Várias animações a bordo do Temujin nos últimos dias: desde encontros com outros barcos (um tanker e um veleiro holandês), a fortes e assustadoras trovoadas noturnas, uma feijoada a meio do Atlântico Norte (para a qual todos os amigos foram convidados...), calmarias com necessidade de motor, depois chuvas fortes e até avistaram um redemoinho, ... Apreensivo, fiquei tentando imaginar o tamanho, a força e as causas (bem como possiveis consequências) desse redemoinho, fenómeno que nunca avistei pessoalmente. Vou aguardar o relato entusiasmado do capitão.

Entretanto temos reparado que o SPOT não está transmitindo a posição com regularidade... Às 13:15 do dia 12 de Junho o Lúcio reportou a seguinte posição: N35,32 W42,27. Cada vez mais próximo da primeira escala.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bons ventos, maus cheiros...

"11:40 UTC. Posição: N 30.38 W 52.49; COG 55 mag; SOG 3.4kt; vento 7 kts de Oeste. Wushi deixou um presente na proa após uma semana constipada e um vidro de laxante"

Aparentemente tudo parece ir bem, tirando o presente da Wushi...! Quem terá sido o sorteado a lidar com o caso? Sempre bom, para quebrar a rotina.
O vento vindo de Oeste, tal como as previsões apontavam há 4 dias atrás, é uma benção. O Capitão até vem a navegar de balão içado, em pleno Oceano Atlântico. Grande Lúcio!
Se continuarem neste ritmo e rumo, em menos de 10 dias estarão nos Açores saboreando o famoso gin tónico do Peter's Café Sport, na Horta.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Wushi almoçou sushi!!!

"11:15 utc tripulacao passa bem. vento 9kt l true rumo 12- posicao 21.04n 58.35w vel
incriveis 6.3kts tempo bom. acordamos com restos de p.voador no chao a wushi devorou tudo ontem baixei wether fax c ssb nooa:sem sinal de ciclone ufa ;)"

Ainda bem que tudo corre bem! Logo logo estarão nos Açores.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atualização de rota!

Caros seguidores do Temujin,

O Capitão Lúcio Sparrow pediu-me que fosse atualizando o status da travessia e condições gerais da tripulação no decorer da mesma. Ele vai me mandando essa informação, via telefone satélite - o Iridium - para o email.

Por volta das 09:30 de Brasília o Lúcio mandou a última atualização:

"12utc tripulacao passa bem. vento 19.4kt rumo 55- posicao 21.16n 61.09w vel 7kt chuva agora.vimos tromba dagua (tornadinho) temujin"

Para seguir a posição em tempo real basta clicar no link para o aplicativo SPOT que se encontra sempre na barra verde clara à direita, logo abaixo do banner do blog e acima dos seguidores.

Continuação de boa viagem para o Temujin e tripulação.

domingo, 29 de maio de 2011

Travessia para a Europa.

Amanhã devemos iniciar nossa travessia de St Maarten (Caribe) a Açores. O barco está preparado e revisado.
Somos 3 tripulantes:

Lucio - Skipper/Capitão
Thiago - Crew/Tripulante
Caio - Crew/Tripulante

Vamos aos Curriculos:

O capitão já atravessou o Atlântico Leste/Oeste, navegou por toda costa brasileira, participou do Cruzeiro Costa Leste 2010, na companhia de sua família, velejou de sul ao norte no Brasil. Durante a subida da costa brasileira teve a oportunidade de participar das Regatas,  Aratu Maragogipe, REFENO e Noronha/Natal, vencendo as duas ultimas com ajuda de sua tripulação. Foi agraciado com o Prêmio Newson Campos pela organização do Cruzeiro Costa Leste juntamente com seu amigo João do Veleiro Triunfo II. Percorreu também grande parte do Caribe, região onde se encontra.

Thiago, amigo de Lucio desde o inicio do curso de Mecatronica na PUC/MG é o novo tripulante do Temüjin Navegou em águas do Estado do Espírito Santo com seu SuperCat, catamaram de vela esportiva.

Caio, também amigo de Lucio é o mais novo dos tripulante mas já com razoável experiência a bordo. Em companhia de sua família no Veleiro Flyer também subiu a costa brasileira, participando da Refeno entre outras Regatas.

Deus nos ajude com bons ventos e garra.