quinta-feira, 16 de junho de 2011

Terra firme!

O Temujin chegou aos Açores. De acordo com o Capitão Lúcio, tudo correu muito bem. Ainda pescaram 3 atuns nas 4 horas que antecederam a chegada. Poderão agora cozinhar uma bela caldeirada, na tranquilidade de um porto seguro e depois, desfrutar de um belo passeio por terra para desbravar a "New Found Land" (risos) e digerir o almoço e a saudade de chão firme e estático. A esta hora talvez tenham já sentido o chão balançar debaixo dos pés, sensação típica (embora breve) de quem desembarca após passar alguns dias no mar sem pisar terra. Os brits chamam a isso "land sickness" ou enjoo de terra, em oposição ao enjoo de mar, o "sea sickness".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

150 to go!

O Temujin está a 150 milhas nauticas (277 km) do seu próximo destino.

O vento caiu, para menos de 10 nós (como previsto). O mar acalmou. Com o vento a essa velocidade (fraco) e vindo de popa, dificilmente se navega a mais de 4 nós, mesmo em mar calmo. Assim, na ansia de ver e pisar terra, o capitão decidiu ligar o motor, aumentando a velocidade para 6,5 nós.

Se o clima lhes permitir visibilidade, hoje ao final da tarde a tripulação deverá avistar a ilha, cujo topo se encontra a 930 metros de altitude. A previsão de chegada mantém-se: amanhã de manhã. O capitão precisou até a hora: 09:00 UTC. Serão 06:00 no fuso de Brasília.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quase chegando...

... na primeira escala de paragem da travessia, que será a Ilha das Flores, Arquipélago dos Açores. Esse é o ponto mais oeste do território europeu. Uma pequena ilha com cerca de 140 km quadrados e menos de 4000 habitantes.

Estão neste momento a 270 milhas náuticas (500 km). O Temujin deve atracar na ilha depois de amanhã (dia 16) de manhã.

A noite passada foi agitada, devida à ondulação (3 metros) e ventos moderados a fortes (mais de 20 knots). Passados 15 dias só de céu e mar, a tripulação está ansiosa para avistar e pisar terra firme. Está quase.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trajeto Caribe - Açores


Com base nas posições enviadas pelo Lúcio, coloco aqui uma estimativa aproximada do trajeto efetuado até agora pelo Temujin, desde o Caribe até aos Açores.

"De vento em popa"

Neste momento o Temujin está a cerca de 450 milhas nauticas (em linha reta) do seu próximo destino, a Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores.

Esta época do ano é a mais favorável para a observação de cetáceos, no arquipélago. Com muita probabilidade vão avistar baleias pelo caminho.

Neste momento a tripulação conta com ventos e marés bastante favoráveis, podendo navegar rumo ao destino praticamente em linha reta. Isso significa que dentro de 3 dias estarão em terra firme.

O SPOT está funcionando novamente, transmitindo a posição do Temujin a cada 10 minutos. Para acompanhar basta clicar aqui.



domingo, 12 de junho de 2011

E a viagem segue...

Parece que a travessia segue muito bem. Várias animações a bordo do Temujin nos últimos dias: desde encontros com outros barcos (um tanker e um veleiro holandês), a fortes e assustadoras trovoadas noturnas, uma feijoada a meio do Atlântico Norte (para a qual todos os amigos foram convidados...), calmarias com necessidade de motor, depois chuvas fortes e até avistaram um redemoinho, ... Apreensivo, fiquei tentando imaginar o tamanho, a força e as causas (bem como possiveis consequências) desse redemoinho, fenómeno que nunca avistei pessoalmente. Vou aguardar o relato entusiasmado do capitão.

Entretanto temos reparado que o SPOT não está transmitindo a posição com regularidade... Às 13:15 do dia 12 de Junho o Lúcio reportou a seguinte posição: N35,32 W42,27. Cada vez mais próximo da primeira escala.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bons ventos, maus cheiros...

"11:40 UTC. Posição: N 30.38 W 52.49; COG 55 mag; SOG 3.4kt; vento 7 kts de Oeste. Wushi deixou um presente na proa após uma semana constipada e um vidro de laxante"

Aparentemente tudo parece ir bem, tirando o presente da Wushi...! Quem terá sido o sorteado a lidar com o caso? Sempre bom, para quebrar a rotina.
O vento vindo de Oeste, tal como as previsões apontavam há 4 dias atrás, é uma benção. O Capitão até vem a navegar de balão içado, em pleno Oceano Atlântico. Grande Lúcio!
Se continuarem neste ritmo e rumo, em menos de 10 dias estarão nos Açores saboreando o famoso gin tónico do Peter's Café Sport, na Horta.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Wushi almoçou sushi!!!

"11:15 utc tripulacao passa bem. vento 9kt l true rumo 12- posicao 21.04n 58.35w vel
incriveis 6.3kts tempo bom. acordamos com restos de p.voador no chao a wushi devorou tudo ontem baixei wether fax c ssb nooa:sem sinal de ciclone ufa ;)"

Ainda bem que tudo corre bem! Logo logo estarão nos Açores.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atualização de rota!

Caros seguidores do Temujin,

O Capitão Lúcio Sparrow pediu-me que fosse atualizando o status da travessia e condições gerais da tripulação no decorer da mesma. Ele vai me mandando essa informação, via telefone satélite - o Iridium - para o email.

Por volta das 09:30 de Brasília o Lúcio mandou a última atualização:

"12utc tripulacao passa bem. vento 19.4kt rumo 55- posicao 21.16n 61.09w vel 7kt chuva agora.vimos tromba dagua (tornadinho) temujin"

Para seguir a posição em tempo real basta clicar no link para o aplicativo SPOT que se encontra sempre na barra verde clara à direita, logo abaixo do banner do blog e acima dos seguidores.

Continuação de boa viagem para o Temujin e tripulação.