Depois de um dia inteiro praticamente no motor, resolvemos testar a Gennaker (Vela assimétrica) como se fosse um Spinnaker (vela simétrica), o que se mostrou ineficiente para o rumos que seguíamos. Então voltamos a configuração de Gennaker e rumamos para a proa 223, Mindelo. Obtivemos bons rendimentos nesta configuração, ventos força 2 a 3 e velocidade de 6 a 7 kt. Na caída da noite retiramos o balão, pois o vento subiu bastante, ventos 17 kt força 4 e abrimos a Genoa. Fui dormir, mas não consegui pegar no sono acho que tive algum pressentimento, alem do alarme de perda do rumo do piloto de vento, hehehe. O Vagner estava em seu turno o barco estava aquartelado, sendo arrastado de lado pelo vento, assumi o leme por um instante, o barco não respondia aos comandos pois estávamos sem seguimento. Tentei sem sucesso sair do lugar, o restante da tripulação acordou, o Dimas sugeriu ligar o motor, afim de dar seguimento ao barco e acertarmos o rumo. O Sergio assumiu o timão, o Vagner ligou o motor e acionou a marcha, o motor parou, mais uma tentativa e nada. A noite estava bem escura, muito vento e ondas altas. Não dava para ver a proa do barco, pois a vela grande estava na frente aquartelada.
O Sergio então notou que a Genoa estava na água!!
Tentamos retirar a Genoa da água e nada. Ela estava preza. Fui para a popa e coloquei a mascara de mergulho, o Dimas segurou os meus pés e amarrado ao barco mergulhei a cabeça para tentar entender o que se passava. Vi que a vela (genoa) estava preza ao Helice! Pedi ao Sergio firmar mais a Genoa no guarda mancebo pois não havia nada a fazer naquela noite.
A Genoa caiu pois a manilha não fora bem apertada após uma recolocação que fizemos ainda em Lisboa, o que com a vibração acabou por soltar a vela que saiu de seu trilho e ficou com a ponta na água, abaixo do casco.
O Sergio colocou o barco em seguimento apenas com a grande e retomamos o rumo. Por causa do arraste e a falta da Genoa o barco seguiu com a velocidade de 4kt mesmo com ventos de 20kt.
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