quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Enquadrando o nome num tema!

De novo na questão do nome do veleiro.

Grande parte das vezes, os melhores nomes surgem por "inesperada magia". Do nada, alguém se lembra de algo despropositado que cai na graça de quem de direito e passa a fazer todo o sentido. Ainda temos um mês e alguns dias para o baptismo da "criança".

Lembrei-me de sugerir que, para facilitar o encontro de um bom nome, pensemos num tema.

Se eu baptizasse um barco hoje, creio que lhe chamaria HEDON.
Hedon não consta como palavra nos vocabulários inglês ou português (únicos que domino, em centenas...). Consta sim (obrigado Google e Wikipedia, meus mentores), como uma vila algures em terras de Sua Majestade.
Contudo, na minha imaginação, Hedon poderia bem ser o Deus da minha "religião", da minha corrente filosófica predilecta: Hedonism.
Mais, fonéticamente pode ser entendido como Éden, sem cair na foleirice cafona de apelidar um barco de Paraíso.

Eu gosto de mitologia... (embora nada saiba acerca de)! VAYU, the Hindu God of wind...

Em inglês, ou outro idioma, VAYU soa-me muito bem. Em português (e no Brasil pior :D), VAYU seria alvo fácil de piada grosseira.

Um comentário:

  1. Sugestão de nome para o veleiro: Tétis
    Não consegui me segurar de vontade de dar uma sugestão sobre o nome.
    Na minha opinião, parece um nome masculino, mas trata-se do nome de uma deusa, deusa das águas, por sinal. Casou-se com seu irmão Oceano e foi mãe de três mil rios e três mil ninfas.
    http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGThetis.html
    Boa viagem a todos!

    ResponderExcluir