quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Roupas de velejador!

Meus caros,

Como estamos a falar de uma travessia oceânica com pernas de vários dias de duração, é bom irmos bem preparados para qualquer condição climatérica com que nos possamos deparar.

O ideal seria pegar vento ora de Noroeste, ora de Sudeste, com velocidades constantes nos 15 nós. Desse modo velejariamos sempre ao largo. E sempre dias de sol. Mas isso mais que idílico, é utópico.

Convém levar, para eventuais tempestades:

1 bom casaco oceânico de tempestade,
1 bom par de calças "jardineiras" de tempestade,
1 par de botins de vela,
vários pares de meias térmicas, e

1 casaco suplente (não precisa de ser tão bom)
1 par de sapatos de vela (sola clara: branca ou creme).

O frio e desconforto são dos principais inimigos dos velejadores e muito propícios a potenciar enjôos que tornam a viagem bem desagradável. Eu, que amo velejar e fazer travessias, já me odiei e questionei em momentos de enjôos mais difíceis...

Mesmo em pleno verão faz frio durante a noite em alto mar! Como tal, o equipamento deve ser bom e confortável.

Existem várias marcas de excelência que são sempre boas escolhas:

Helly Hansen
Henri Lloyd
Slam
Gill
Musto
...

Toca a googlar isso e escolher: "SAILING OFFSHORE GEAR".

AVISO: Certifiquem-se que se trata de "OFFSHORE GEAR". Por norma são os mais caros. Mas vale a qualidade.

E convém experimentar antes de comprar. Tem que assentar bem.

3 comentários:

  1. Fica mais barato comprar em Lisboa ou no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma boa pergunta. Com precisão não sei responder.

    Mas, dadas as muito simpáticas taxas de importação brasileiras, tenho quase a certeza que em Lisboa é mais em conta. Pode também ser encomendado por internet e entregue aqui...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!! Então prefiro arriscar e comprar aí mesmo!

    Acho que meu principal problema será me ausentar por 40-60 dias das minhas atividades profissionais... estou tentando solucionar isto!

    ResponderExcluir